segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Travões de Disco Raven SL da AbsoluteBlack

A AbsoluteBlack apresenta os novos Raven SL, uns discos de travão CenterLock para o Btt mais leves até à presente data. Com um peso de 95 gramas para a versão de 160mm e com uma estética cuidada, estes discos compostos por duas peças distintas, permite substituição unicamente da parte gasta pelo uso, por um preço menor ao invés de substituição por um conjunto completo.
Comparados por exemplo, com os Shimano Ice Tech XTR actuais, têm um peso de 160 gramas para os tais 160mm. Estes, os Raven SL são 65 gramas mais leves, permitindo ainda renovar individualmente tanto o disco como a aranha interior com o anel CenterLock, permitindo inclusive, acoplá-lo a outra roda compatível com o referido sistema.

O desenho dos discos Raven SL foram criados através do CAD (Computer-aided design) 3D e necessitaram de mais de 200 horas de trabalho para se conseguir este equilíbrio perfeito entre o peso mínimo e uma eficácia necessária para os mais temerários e exigentes das duas rodas. O fabricante recomenda o uso destes discos nas modalidades XC e Trail, para um peso máximo do ciclista compreendido entre os 90 e os 105kg, dependendo ainda do seu uso (mais ou menos agressivo).
Como já foi dito, estes discos são formados por duas peças independentes. O disco é fabricado em aço inoxidável, com tratamento térmico e corte por laser, entretanto, a parte central, a aranha, é fabricada através de uma peça única em alumínio 7075 T651 anodizada a negro. Os parafusos, que asseguram a ligação entre as duas peças são em titânio na medida M4.
De momento, os novos discos Raven Sl CenterLock da AbsoluteBlack estão disponíveis unicamente na medida de 160mm, as novas versões de 140 e 180, encontram-se a caminho. O preço recomendado para o disco completo é de cerca de 160€, os seus elementos em separado custam cerca de 40€ cada. Se optares pela versão normal dos travões Raven, fabricados com os mesmos materiais dos Raven SL, no entanto, menos elaborados nos discos, o seu peso é ligeiramente maior, acima dos 105 gramas.

Sem comentários:

Enviar um comentário