sábado, 21 de setembro de 2013

Dispositivo de navegação para ciclistas dá as direcções através de luzes

Para quem é um “ás” a perder as coordenadas, surge agora uma nova ferramenta de navegação para bicicletas que dará todo um novo significado ao mapeamento, à partilha e à competição, sem obrigar os ciclistas a tirarem os olhos da estrada. Com o Hammerhead, é possível obter informação num piscar de olhos, sem ter de ler qualquer texto ou focar-se em qualquer ecrã – apenas seguindo as luzes.
De forma simples, esta ferramenta guia-o enquanto pedala, sem se tornar num elemento distractivo. O pequeno aparelho fica montado no guiador e utiliza uma série de matrizes RGB em luzes LED, brilhantes o suficiente para se tornarem visíveis em qualquer clima ou condições de iluminação e mostrar ao ciclista a escolha de uma variedade de diferentes sinais.

O dispositivo pode mostrar ao condutor a distância até um destino, onde existem curvas e a velocidade relativa alcançada em qualquer segmento do trajecto. Incluiu ainda uma bússola útil para um passeio fora da estrada, revela o Treehugger.

Combinando-se a uma app para smartphone, o Hammerhead permite também aceder a rotas partilhadas por outros utilizadores ou competir num trajecto que façam regularmente, cronometrando os tempos. É possível partilhar as rotas favoritas e obter outras, a partir de sistemas de mapeamento como o Strava ou o MapMyRide.

O aparelho recorre ao GPS do smartphone do condutor para navegar com precisão e, como pré-carrega todas as informações da rota antes do passeio, não está dependente de constrangimentos como a falta de rede no telemóvel. Ele também funciona com o ecrã do telemóvel desligado, pelo que economiza bateria. O próprio dispositivo tem, aliás, uma bateria interna de polímeros de lítio que dura até 20 horas antes de precisar de ser carregada, via USB.

Os criadores do Hammerhead estão ainda em fase de angariação de financiamento para levarem a ideia avante. Quem quiser apoiar o projecto, pode adquirir um dispositivo por €56.

Sem comentários:

Enviar um comentário