terça-feira, 27 de julho de 2010

Etapa 5 – Carrión de los Condes - Astorga

De Carrión de los Condes a Calzadilla de la Cueza demorámos pouco mais de 1 hora, sem atravessar qualquer povoação, o que se presume um trajecto sem serviços mais longo no Caminho Francês.

De Calzadilla de la Cueza, seguindo por um caminho sem nenhuma dificuldade, passamos pelas pequenas aldeias de Lédigos, Terradillos de Templários, onde fizemos questão em beber umas Aquarius, num simpático albergue, onde se aproveitou para comprar uns "pins" sobre Santiago de Compostela. Passámos ainda em Moratinos e San Nicolás, até chegar a Sahagún, a cidade mais populosa entre Burgos e León, e a primeira cidade na província de León.

Em Sahagún abandonamos a designada "Tierra de Campos" para continuar pelo não menos monótono Páramo de Leonés. O caminho parece feito com esquadro e lápis, e avança na sua maioria, junto a uma fileira de árvores plantados com a intenção de dar um pouco de sombra ao peregrino. Cinco quilómetros após Sahagún apresentam-se duas alternativas. Tomámos o caminho principal, sinalizado como Camiño Real Francês. Assim, passámos por Bercianos, El Burgo Ranero, Reliegos e Mansilla de la Mulas. Despois de Mansilla de las Mulas seguimos por caminhos sempre junto à estrada nacional, passando por Villamoros, Puente de Villarente e Arcahueja. Antes de entrar na cidade de León cruzámos a zona industrial. A entrada na capital, apesar de ser pouco agradável, não é tão fastidiosa como a de Burgos.

Aqui, quando estávamos quase a sair de Léon, presenciámos um acidente, em que o nosso enfermeiro de serviço, o Did, "arregaçou as mangas" do jersey e tomou conta do idoso que teve o acidente, até chegar os familiares e as forças de segurança. Com este episódio, e o tempo a passar, decidimos comprar o almoço, numa loja tipo Lidl e almoçámos num parque infantil, numa sombra entre prédios... dando para recuperar as forças para continuar El Camiño.

Á saída de León caminhámos por uma larguíssima estrada urbana, que se estende pelas localidades, unidas fisicamente à capital, são elas Trobajo del Camino e Virgen del Camino. Em Virgen del Camino existe outra das variantes mais importantes. Mais uma vez seguimos o caminho histórico, que também é o mais curto, e assim, seguimos por um trilho que avança em paralelo com a estrada nacional, passando pelas localidades de Valverde de la Virgen, San Miguel del Camino, Villadangos del Páramo, San Martín del Camino e Hospital de Órbigo, localidade esta, "obriga-nos" a entrar pela famosa Puente del Paso Honroso sobre o rio Órbigo. Esta ponte é famosa pelo feito do cavaleiro Suero de Quiñones (séc XV), que no Ano Santo Compostelano de 1434 levou a cabo umas famosas justas neste lugar, obrigado pelo seu compromisso com uma dama e pondo o Apóstolo Santiago como testemunha.

Quando vimos, pela primeira imagens desta localidade, fez-nos lembrar Óbidos, pelas características medievais... um espectáculo! Ao atravessá-la vimos os feirantes numa corrida contra o tempo a montar as suas tendas, pois avizinhava-se uma feira medieval pela noite dentro, com pena minha não ter pernoitado neste lugar.

A partir de Órbigo o Caminho Francês muda radicalmente, ao deixar para trás a uniformidade da Tierra de Campos e o Páramo Leonés. Á saída de Hospital de Órbigo afastamo-nos das estradas nacionais seguindo um caminho com bosques e alguns desníveis com trilhos com muita pedra solta. Nesta zona, encontrámos os amigos "pastores" que nos deram água e ficaram deveras estupefactos pelo facto de termos GPS nas bikes!!! Coisa rara por aquelas bandas e ainda por cima com bikes "esquisitas" o caso da "extra weel" a do PGuedes... com pesos medonhos... continuando agora numa tirada larga até ao Cruzeiro do Santo Toribio, donde se avista a bonita cidade de Astorga.

Astorga é a capital de Maragatería, uma comarca com rasgos culturais e arquitectónicos singulares.
Chegados a Astorga, parámos na sua praça principal, junto à Câmara Municipal, onde observámos por momentos a vida da cidade, apreciando um gelado bem fresco, enquanto tentávamos descobrir um local para dormir... devido ao adiantado da hora, (20h00), optámos por mais um Hostal. A escolha recaiu no Gallego. Aconselho a escolher outro, porque este em termos de instalações sanitárias deixou muito a desejar... já são antigas e meio entupidas.... Depois de alojados e banho tomado, saímos para jantar,e passear um pouco, onde aproveitámos para beber umas fresquinhas... e apreciar o conjunto arquitectónico no centro desta linda cidade espanhola....

Para ver as fotos desta 5ª Etapa <<

Sem comentários:

Enviar um comentário