quarta-feira, 14 de setembro de 2011

10 Coisas que nunca deveríamos fazer com os nossos companheiros de bicicleta

Quando se pratica Btt, na companhia de amigos durante uma saída em grupo, é bastante comum observar pessoas que têm certos costumes bastante discutíveis, que por vezes causam no resto do grupo uma grande variedade de reacções e algumas delas não muito favoráveis.
Há certas coisas que nunca deveríamos fazer ou dizer quando praticamos Btt em grupo, falo só no Btt porque é onde me apercebo, onde por vezes alguns sentem-se molestados pelas situações criadas. 
Se te identificas com alguns dos seguintes pontos, talvez seja hora de mudares o teu comportamento: 

1.   Pedir de tudo a todos. Se és daqueles que pede água, pede um pedaço de uma barra energética, a bomba, remendos, uma câmara de ar, ferramentas, etc… sem dúvida que és um incómodo considerável para o resto do grupo. Não é nada pessoal, mas se te dedicas a pedir de tudo, mais tarde ou mais cedo os teus amigos, deixam de te emprestar. Pode ser que organizem mais saídas sem ti. 

 2. Esquecer sempre de algo. Se te esqueces de preparar a bike para o passeio, se deixas o capacete em cima de qualquer pedra, se te esqueces das chaves da tua casa ou do carro, se deixas os óculos não sei onde, se deixas o camelbak na primeira paragem do grupo, e obrigando todo o grupo voltar atrás… sinceramente, és um desastre, e o resto dos teus companheiros também o sabem. Provavelmente, um dia os teus amigos esquecem-se de te avisar da próxima volta. 

 3. Deixar objectos de valor à vista de tudo e de todos. Se não tens cuidado e sais deixando objectos de valor à vista, os teus amigos e tu arranjam problemas sem querer. Porquê? Porque quando vais a passeios e a provas, pode acontecer que algum amigo do alheio se deixe atrair por esses objectos. Então podes crer que será um problema para todos! e para o bem de todos, deixa esses objectos escondidos, para não tornar um agradável passeio de btt num pesadelo para todos. 

 4. Demonstrar as tuas habilidades em cima da bike. Tens que pensar que toda a gente te vê e as tuas habilidades não são assim tão boas como te parecem ser. Podes cair ou provocar quedas no grupo, serás conversa durante dias, semanas incluindo meses, dependendo de como foi a queda aparatosa que tiveste ou provocaste. Serás alvo de todas as piadas, até que alguém mais qualificado em habilidades e quedas assumir o teu papel no grupo. 

 5. Derrapar com a roda traseira em cada descida e paragem do grupo. Se és aquele que é costume levantar poeira cada vez que o grupo faz uma descida ou uma paragem, fazendo que os teus amigos fiquem cobertos com uma bonita camada de pó, ou outra porcaria qualquer… ficarão a odiar-te. Confia no que te digo, ninguém apreciará os teus patins, mesmo que te pareça impossível. Os teus amigos ficarão chateados de certeza. 

 6. Passar mais tempo parado do que montado. Todos têm que ir olhando constantemente para trás, de modo a continuar a marcha normalmente. Todos têm reduzir a velocidade, numa tentativa de adaptarem-se ao teu ritmo lento. Vamos ver: estás ali para dar aos pedais, não para esperar que alguém o faça por ti. Esforça-te só mais um pouco. 

 7. Correr como a alma que leva o diabo. O oposto ao ponto anterior. Ninguém no grupo vai ficar impressionado com a tua força física e a velocidade incrível da tua bicicleta. Em vez disso, vão esquecer que existes. Há que manter a marcha do grupo, e não competir com os amigos das saídas. Para isso existem competições, aí sim tens tempo para demonstrar o que verdadeiramente vales. 

 8. Contar histórias e histórias sem fim. Todos sabem que tens a melhor bike. Todos sabem que já realizaste essa mesma volta em pouco tempo e que só tu sabes bem e melhor. Todos já conhecem as tuas aventuras surpreendentes e as dicas de como rodar melhor. Por isso, é melhor fechares a boca, do que chegares à saturação das tuas histórias. Teus amigos agradecerão e estarão prontos para ouvir outro tipo de conversas mais interessantes. 

 9. Cumprimentando as mãos a alguém que sai do banho. Mesmo estando muito tempo sem ver esse amigo, estando ele a sair do banho ou detrás de um arbusto, não apertes as mãos, a menos que uses luvas. A higiene pessoal é da responsabilidade de cada um. Cumprimentas noutra altura. 

10. Aparecer com uma bicicleta velha, barata e sem marca. Todos somos praticantes de ciclismo independentemente da bicicleta que levamos. Se te metes com essa pessoa, relativamente ao tipo de bicicleta velha, mais barata e de marca desconhecida, provavelmente, não causarás boa impressão a essa pessoa e ao resto do grupo. Um pouco de humildade e respeito não faz mal a ninguém.

PS: Não acuso ninguém e revejo-me nalguns pontos aqui referidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário