terça-feira, 17 de maio de 2011

Por questões de cultura....

Temos reparado, em muitas notícias de televisão, principalmente nas aberturas dos telejornais, como primeira notícia, a referir que quando vêm as primeiras chuvadas, ou alguma chuva mais intensa provocam inundações. Muitos de nós apontamos a culpa dos muitos entupimentos à nossa cultura de português de deitar tudo o que não precisamos para dentro das ribeiras (canais), ou nas ruas, entupindo os semidouros/acessos às redes de águas pluviais sejam das cidades, vilas ou aldeias, ou até da falta de manutenção por parte das autarquias ou até mesmo do governo. Concordo na generalidade, mas discordo sobre o aspecto cultural ser unicamente nosso. O acto de usar espaços públicos sem uma preocupação comunitária e de cidadania é da raça humana. Acontece aqui e também nas sociedades mais sofisticadas e desenvolvidas. Senão vejamos, considero a Dinamarca como uma referência das sociedades que mais relevância dá aos aspectos comunitários. Mas, como também é uma cultura feita por seres humanos, também existem lá os "espíritos de porco" capazes de encher os canais da cidade com... BICICLETAS! Quem tiver dúvidas e quiser ver mais, pode aceder ao site dinamarquês POLITIKEN.DK e ver mais fotos como a colocada em cima, onde os “mais civilizados” se livram das bicicletas. Se as bicicletas foram roubadas, usadas e depois deitadas no canal, não sei porque isto acontece, mas realmente, não importa. Elas poderiam ser simplesmente abandonadas em qualquer lugar, mas não, são atiradas deliberadamente para os canais.

Este post não tem por como objectivo defender as pessoas que indiscriminadamente continuam a deitar lixo em tudo o que é sítio, (frequentemente vejo lixo ao longo das estradas e no meio do mato), inclusivamente ao longo dos trilhos de passeios organizados de btt, mas lembrar a quem critica e fazer todos pensar, que quem faz isto não o faz por aspectos culturais particulares de ser português, serem mais porcos ou mais limpos, mas porque nós somos humanos e fazemos estas asneiras como todos os humanos fazem. Atitudes destas não são exclusivamente nossas e não temos porque diminuirmos a nossa auto-estima por conta de hábitos de alguns degenerados ditos de comunitários. Temos é que esclarecer mais, educar mais e exigir mais.

Entretanto, na Dinamarca após a recolha das bicicletas, são lavadas, recuperadas e doadas a centros de juventude ou associações. Isto é que faz a diferença entre as nossas sociedades.

Sem comentários:

Enviar um comentário