sexta-feira, 8 de junho de 2012

Kinesio Taping - moda?


Cada vez mais vemos desportistas e não só, com umas curiosas cintas adesivas de cor nas suas articulações. Nos tornozelos, gémeos e ombros, formando um estranho desenho sobre a pele. Estas cintas de cores apelativas, sistematicamente colocadas sobre a pele, não são mais do que Kinesio Taping ou Cinta Neuromuscular, técnica que surgiu no Japão nos anos 70, cujo seu uso se generalizou por todo o mundo.
Seja por moda ou porque resulta na sua plenitude, esta cinta neuromuscular ganha cada vez mais adeptos. É frequente ver ciclistas de elite com as pernas decoradas por estas peculiares tiras adesivas, inclusive amigos, como já foi o meu caso. Partindo do principio que é uma técnica que funciona e não tem efeitos secundários, muitos desportistas começam a utilizar massivamente o Kinesio Taping.

São tiras que se activam com o aumento da temperatura corporal. São resistentes ao roçar e ao contacto com a água, pode-se inclusive tomar banho, não chateiam e no fundo tem imagem de aparência estética de moda e são transpiráveis, e como tratamento, devem manter-se colocadas durante 3 a 4 dias para disfrutar dos seus benefícios.
Servem para ajudar a melhorar possíveis lesões, com diminuição da dor, uma melhoria ao nível linfático e venoso da zona afectada, um melhor suporte muscular dos músculos mais débeis e uma correcção de alinhamento muscular. Utiliza-se no âmbito da patologia oste muscular, dores articulares, instabilidade e debilidade muscular, estiramentos ou outro tipo de lesões musculares. Em qualquer dos casos, é uma técnica complementar de qualquer outro tratamento médico e que não substitui outras técnicas de recuperação, complementa-as unicamente, potenciando os efeitos recuperadores mais rapidamente
O assistente de fisioterapia Christie Hill do Centro de Medicina Desportiva de Boulder (USA), mostra-nos como podemos colocar nós próprios de forma fácil uma cinta neuromuscular para aliviar a dor do nosso joelho. Para ele:

1.       Sentados com a perna estendida colocamos uma pequena tira desde o centro da metade do músculo até à parte superior do nosso joelho.
2.       Dobramos o joelho 90º e, começando desde a parte inferior da primeira tira já colocada, colocando um tira em redor de cada lado da rótula, cruzando as tiras na parte inferior.
3.       Por último, começando pela parte inferior do joelho, rodeamos novamente com uma cinta de cada lado da rótula, cruzando desta vez ambas as tiras na parte superior.

Como apontamento final, devemos ter em conta que deve haver ou nenhuma tensão nas tiras colocadas, pelas características próprias do material que as compõe, deformam-se longitudinalmente, não sendo necessário forçar o seu estiramento. Deve ser colocada antes de sair de bicicleta e mantê-lo colocado durante 3 dias no máximo. E sobretudo, devemos recordar que qualquer dor persistente a única solução realmente válida é ir ao médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário