quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

DORA - Um capacete com iluminação integrada

Parece saído de uma película de ficção cientifica, mas no fundo resulta num incrível projecto da marca DORA, através do projectista de nome Balázs Filczer, um jovem estudante especializado em desenhos do mundo dos transportes e da indústria. O capacete DORA apresenta-se como uma solução futurista para todos os ciclistas que façam uso dentro dos núcleos urbanos ou em estradas com trânsito, incorporando um apelativo sistema de segurança controlado por via Bluetooth desde o guiador da nossa bicicleta.
Desenhado especialmente para ciclistas urbanos e de estrada, o capacete DORA de Balázs apresenta um sistema integrado de iluminação composto por uma luz frontal, traseira e por duas laterais (direita e esquerda). Para além do modo simples de funcionamento, este sistema de segurança utiliza as cores conhecidas universalmente, daí se tornar um modelo raro de uma simplicidade única e eficaz, nos tempos que correm em termos de sinistralidade nas nossas estradas. 
O sistema oferece uma conectividade por via Bluetooth, que é controlado mediante um pequeno comando remoto colocado no guiador da bicicleta, que nos permite activar ou desactivar as diferentes luzes integradas no capacete. 
Relativamente à tecnologia apresentada, este capacete futurista DORA apresenta um sistema de iluminação tipo LED frontal na cor branca, ideal para as situações de pouca luminosidade, na zona traseira de cor vermelha, de forma adequada para maximizar a visibilidade do ciclista e um sistema de iluminação lateral de cor laranja, cor típica de pisca-pisca, que sinaliza as mudanças de direcção, permitindo uma visualização da figura de um ciclista. Finalmente, este sistema de iluminação é alimentado por uma bateria recarregável de longa duração. 
Para já, este capacete de DORA é um projecto desenhado por Balázs Filczer e não se sabe se chegará ao mercado. No entanto, podemos afirmar que se trata de uma solução excelente para qualquer ciclista, não acham?

Vídeo: O futurista capacete DORA com iluminação integrada

Sem comentários:

Enviar um comentário