terça-feira, 2 de outubro de 2012

Uma análise comparativa: Bicicletas e Suspensões dos melhores 101 corredores XCO 2012

A temporada 2012 de XCO está praticamente concluída. Setembro acabou e a Taça do Mundo, Olimpíadas e Mundiais, tiveram o seu fim. 2012 foi um ano bastante revelador relativamente ao Mundo do Btt de competição, devido sem dúvida, com a coincidência de um ano olímpico. 
Assim sendo, podemos analisar fazendo um estudo comparativo sobre a temporada que agora teve o seu fim e verificar os 101 melhores corredores classificados na Taça do Mundo (UCI) na categoria XCO (Cross Country Olímpico). Os resultados mostram uma série de dados bastante relevantes, oferecendo uma fugaz visão do que nos prepara o futuro do extenso mercado de Btt. 
A evolução nas Competições XCO 
No ano de 2008, quando se disputavam as penúltimas olimpíadas de Beijing (China) a tónica habitual era ver bicicletas de suspensão dianteira e com rodas de 26 polegadas, como tamanho stander, passados 4 anos, comprovou-se que as bicicletas de dupla suspensão popularizaram-se, apesar das rígidas continuarem em maioria evidente no panorama internacional de competição. Apesar disso, sem dúvida alguma que a novidade mais evidente, constatou-se que durante a última temporada de XC, foi o uso de diferentes medidas de rodas utilizadas pelos corredores. O XC caracterizou-se pelo uso de rodas de 26 polegadas, no entanto, o campeão olímpico Jaroslav Kulhavy sob o comando de uma Specialized Epic de dupla suspensão com rodas de 29 polegadas, e ainda, Nino Schurter, campeão indiscutível deste ano na Taça do Mundo XC, com a sua espectacular Scott Scale com rodas 650B (de 27,5 polegadas). Como tal, temos presentemente no mercado 3 medidas de rodas altamente competitivas e um mercado muito diverso para o futuro das bicicletas de Btt. 

Os países produtores de bicicletas mais importantes no Mountain Bike 
Foram 31 fabricantes de bicicletas diferentes utlizados pelos 101 melhores corredores classificados na Taça do Mundo XCO de 2012. Ordenados por países de origem, os distintos fabricantes agrupam-se da seguinte forma: 

USA, com 49 bicicletas (quase metade). 

TAIWAN, com 17 bicicletas. 

e SUIÇA e ALEMANHA com 8 bicicletas, cada. 

ITÁLIA, com 6 bicicletas. 

e ESPANHA e REPÚBLICA CHECA, com 4 bicicletas, cada. 

e CANADÁ E FRANÇA, com 2 bicicletas, cada. 

10º Por último, ÁUSTRIA, com uma bicicleta. 

As marcas mais reconhecidas do Mountain Bike Internacional 
Em 2012, o fabricante mais visto durante as distintas competições foi sem dúvida a Specialized. A marca do S rasgado, contou com a presença de 14 modelos entre as bicicletas dos 101 melhores corredores (tanto rígidas como de dupla suspensão) de 2012. As suas virtudes, já em 2011, encontraram-se no campeonato da Taça do Mundo e no Mundial com o corredor Jaroslav Kulhavy, também ele viria a ser ouro olímpico em Londres 2012. 

Em segundo lugar do ranking, encontramos o fabricante da Trek, com 11 modelos correndo nas competições oficiais de XC de 2012. Em terceiro e quarto lugar, temos os fabricantes da Giant e Scott, com 9 modelos respectivamente, nas 101 bicicletas em competição XC. O curioso é que estas marcas também em 2008 tinham 9 modelos em competição, ocupando os primeiros lugares do ranking de fabricantes mais utilizados, agora destronados pela Specialized e pela Trek. De uma maneira ou de outra, estes 4 fabricantes (Specialized, Trek, Giant e Scott) representam as marcas mais globais a nível mundial e que mais êxitos têm nas competições actuais de XC e representam os modelos mais vendidos em todo o mundo. 

Os fabricantes da Cannondale e Mérida equiparam 8 dos 101 corredores, ficando assim na terceira e quarta posição. Mérida equipava 8 corredores em 2008, ocupando nessa altura o segundo posto dos fabricantes. Cannondale contava com 4 modelos em 2008, podemos dizer que aumentou em 50% no mundo da competição actual. Em 5º e 6º lugar, temos a marca suíça BMC e a checa Superior, com 4 modelos cada, entre as 101 bicicletas de competição de 2012. 

Continuando com a classificação, encontramos um único modelo representativo entre as 101 bicicletas de XCO de 2012. Temos os fabricantes das Genesis (Áustria), Norco e Rocky Moutain (Canadá), Koba (Suíça), Cube, Bergamont e Stevens (Alemanha), BH (Espanha), Colnago, Carraro, Protek e Torpado (Itália) e as marcas Jamis, Kona e Seven  (USA). 

1º: Specialized, com 14 bicicletas. 

2º: Trek, com 11 bicicletas. 

3º: Giant e Scott, com 9 bicicletas cada um. 

4º e 5º: Cannondale e Merida, com 8 bicicletas cada um. 

6º, 7º e 8º: Thömus, Canyon e Orbea com 3 bicicletas cada um. 

9º: Corratec, Lapierre, Bianchi, Felt e GT com 2 bicicletas cada um. 

10º: Por último Genesis, Norco, Rocky Mountain, Koba, Cube, Bergamont, Stevens, BH, Colnago, Carraro, Protek, Torpado, Jamis, Kona y Seven Cycles com 1 bicicleta cada um. 

As suspensões mais utilizadas pelos 101 melhores corredores de XCO em 2012 
Após o descrito anteriormente, vale a pena mencionar que a grande maioria dos corredores profissionais de Btt, não decidem quais os tipos de componentes que farão parte da sua bicicleta mas sim os patrocinadores. São eles que conseguem e se encarregam de eleger para a equipa quais os melhores componentes para a competição, e em muitos casos trata-se de protótipos não comercializados no mercado. Entretanto, o campeão da Taça do Mundo, tem um modelo de suspensão específico, não significa que a dita suspensão seja a melhor, no entanto, sem dúvida que essa suspensão será um êxito nas vendas e motivo de desejo para muitos amantes do btt. 
Entre as suspensões utilizadas pelos 101 melhores corredores, a Rock Shox estava presente em 28 bicicletas, enquanto a Fox equipava 24. Na taça do Mundo em 2008 a Rock Shox também era a suspensão mais utilizada com 31 das 101, enquanto a Fox ocupava o terceiro lugar do ranking saltando para o 2º lugar agora em 2012. A diferença mais notada acontece com as suspensões do fabricante Magura com 19 suspensões montadas em 2008 e em 2012 só com 2. 

DT Swiss é o terceiro fabricante em contraponto com a denominação da Rock Shox e a Fox. As suspensões do fabricante suíço, estiveram presentes em 10 das 101 bicicletas, enquanto em 2008 estavam presentes somente 4. Muito de perto, encontra-se a Specialized, com 9 corredores equipados com as suspensões parcialmente desenhadas pelo fabricante americano. 

As fantásticas suspensões Lefty da Cannondale estão presentes em 8 bicicletas do construtor americano, dando uma posição ligeiramente à frente das SR Suntour (6), Marzocchi (4), a já mencionada Magura (2) ou a marca italiana Formula e em decadência a Manitou, com 1 presença cada uma. Assim temos: 

1º: Rock Shox, com 28 suspensões. 

2º: Fox, com 24. 

3º: DT Swiss, com 18. 

4º: Specialized, com 9. 

5º: Cannondale, com 8. 

6º: SR Suntour, com 6. 

7º: Marzocchi, com 4. 

8º: Magura, com 2. 

9º: Formula e Manitou, com 1 suspensão cada uma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário