quarta-feira, 23 de março de 2011

Specialized Mclaren Venge

A Specialized lança este impressionante modelo de bicicleta de estrada, desenvolvido em estreita colaboração com a marca automobilística, e sem dúvidas vai dar que falar.
Trata-se de uma bicicleta de estrada que reúne todos os requisitos que um ciclista pode pedir: Peso; Rigidez e Aerodinâmica. Para isso levou a S-Works à Venge Mclaren. Assim, deste modo e após 9 meses de colaboração com a marca especializada na F1, nasceu esta obra-prima.
Quando se propuseram iniciar o desenho da Specialized, não se quiseram comprometer com nada, no entanto o objectivo era construir a bicicleta mais rápida do mundo. A aerodinâmica era a única parte da fórmula, e que se havia de combinar todas as partes aerodinâmicas da Maclaren com a ligeireza da Tarmac.
Assim, deste modo conseguiu-se um quadro com menos de 950 gramas de peso, para isso empregaram um FEA optimizado e um software adaptado que se utiliza habitualmente para fabricar peças de F1.
 




Os “tubos” inferior e o do selim juntamente com a caixa do pedal estão construídos numa só peça, com um alinhamento contínuo de fibras e reforços nas áreas críticas. Este desenho patenteado intensifica a rigidez e suporta cargas que um pedalar forte proporciona, melhorando assim a transferência de potência.






O tubo da forquilha é cónico, variando o seu diâmetro interno entre 1-1/8” e 1-3/8” na coroa, aliás, está curvado para o incrementar do factor aerodinâmico. A caixa de direcção integrada cria uma transição suave entre o quadro e a potência.
   
Outros detalhes, destacam-se um selim aerodinâmico 3:1, já legalizada pela UCI, os tirantes aplanados em forma de aleron que ajudam a passagem de fluxo de ar até à roda traseira, e guias internas de cabos dandouma aparência de um quadro “limpo”.
 

Poder-se-á comprar unicamente o quadro ou montada com Dura Ace Di2, o Sram Red. A sua apresentação foi no fim-de-semana passado em Milão (San Remo), em que um grupo devidamente seleccionado de ciclistas poderá dispor desta bicicleta, entre os quais podemos encontrar o Mark Cavendish (Colombia HTC).
Os preços do quadro andarão entre 3800 e os 5000€ e a bicicleta completa entre os 8.000 e os 10.000€, aproximadamente. Proximamente estará disponível para o público em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário