Intrigante espigão da FSA
Na comunidade do btt foi agora incorporado um novo conceito de espigão ajustável em altura, mas com certeza ele não terá uma aplicação para a estrada?
A Equipa Liquigás através de Ivan Basso na sua Cannondale SuperSix Evo, no Tour utilizou este espigão da FSA, onde podem ver as marcações e pormenores de ajuste.
Simplesmente é agarrar e rodar e automaticamente através das nervuras o ressalto ajusta a altura do selim em incrementos sem produzir qualquer alteração muito perceptível entre as metades superior e inferior ou até mesmo ir escorregando em andamento.
Isso é tudo muito bem, mas qual o objectivo? De acordo com um mecânico da equipa, Basso prefere uma altura um pouco menor para um pedalar mais suave em alta cadência e um pouco mais alto quando ele tem que produzir mais energia com menor rpm. É claro que este espigão é incomum no mundo da alta competição, porque é mais pesado do que a fibra de carbono ultraleve e até dentro das opções de alumínio, normalmente utilizado pela Liquigas. No entanto, o novo ultralight da SuperSix Evo deixa espaço de manobra suficiente para que a bicicleta de Basso é, segundo a UCI, legal.
Quanto a peso não se sabe.
Não penses que será a nova tendência. Para já Basso foi o único da equipa a utilizar este método, no entanto, vamos esperar, porque de certeza se a moda pega…. outras marcas e modelos surgirão.
Sem comentários:
Enviar um comentário