quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ceradure - A nova cassete de estrada


Ceradure é uma empresa holandesa situada em Benelux. Uma empresa na vertente de engenharia mecânica, com grande reputação no motocross profissional e desportos motorizados em geral, na construção de rodas dentadas e rotores de disco com provas dadas em corridas, nomeadamente no Paris-Dakar.
Nos últimos tempos dedicou-se à execução de uma cassete de estrada totalmente nova, já com uma versão para Btt num horizonte próximo.
Esta cassete de estrada testada mais de uma vez no Ciclismo Plus, com 10 velocidades, trabalhada a partir de um tarugo de alumínio, compatível com a Shimano. O trabalho desenvolveu-se criando uma superfície
dura, revestida a cerâmica, sendo posteriormente tratada com um revestimento PTFE (Teflon), para um uso liso e suave, oferecendo desta maneira maior resistência ao desgaste.
Segundo Ceradure, esta cassete pesa unicamente 85grs, em que 4gr são adicionadas pelo lockring, com uma duração de vida em excelentes condições, para cima de 5.000km em todos os regimes de utilização.

Assim sendo, consegue ser 71 grs mais leves que a Sram Red e mais leve 78grs relativamente à Shimano Dura-Ace.
Torna-se assim a cassete mais leve do mundo de 10 velocidades, pelo preço de cerca de 350€.
Quanto à cassete para Btt aponta-se para um peso na ordem das 145grs

Sem comentários:

Enviar um comentário