quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Alguns Conselhos para evitar os acidentes mais comuns entre carros e ciclistas

Os praticantes de ciclismo ou de btt, na maioria das vezes não têm problemas quando partilham a estrada com outros veículos, no entanto é importante saber quais os acidentes mais comuns entre carros e ciclistas e assim tentar evitá-los, se possível. As estatísticas falam por si e graças a elas podemos saber quais as situações que são mais propícias a sofrer um acidente e aprender a evitá-los.

A seguir apresento as situações que estatisticamente representam os acidentes mais comuns entre os intervenientes atrás referidos e algumas dicas para tentares evitá-los:

1 - Quando um carro muda de direcção à sua esquerda vindo de frente:
Situação: O condutor vira num cruzamento e não vendo o ciclista que se aproxima e se interpõe no caminho da bicicleta.

Para evitar o acidente: O melhor que poderemos fazer no momento e não tendo tempo de travar, desacelerar e deixar passar o carro. Caso seja perigosa essa acção, vire no mesmo sentido do veículo.

2. Quando um carro vira à direita circulando no mesmo sentido…

Situação: Um motorista vira À direita para circular no mesmo sentido que o ciclista, “cortando” o ciclista.

Para evitar o acidente: Mais uma vez, em caso de colisão iminente devemos travar e deixar passar o condutor. Em qualquer outro caso, devemos assegurar-nos de não entrar no ângulo morto na zona esquerda, equipar-nos com roupas adequadas com reflectores visíveis e ocupar plenamente e de forma decisiva a nossa direcção, para evitar a situação anterior. Os ciclistas também têm direito a ocupar uma pista “imaginária” e em momentos como este vale a pena fazê-lo para evitar um acidente, os condutores gostem ou não gostem.



3. Quando um ciclista circula junto a veículos estacionados
 Situação: Um ciclista circula em linha com uma fila de veículos estacionados e de repente encontra uma porta aberta no seu caminho.

Para evitar o acidente: Devemos ter em linha de vista vários carros à nossa frente. Devemos circular pelo menos 1 metro afastado da linha de veículos estacionados e estar preparados para travar de forma decisiva em qualquer momento. Os nossos dedos devem apoiar-se nos travões e em caso de obstáculo frontal repentino aplicar com decisão o nosso travão dianteiro, apoiando o nosso peso sobre a roda traseira usando moderadamente o travão traseiro.

 4. Quando um carro sai de um estacionamento ou de uma garagem

Situação: Um carro sai de um estacionamento, sair de uma garagem fora da via e se interpõe na trajectória do ciclista.

Para evitar o acidente: Quando circulamos por ruas de uma localidade, com numerosas entradas e saídas de veículos em ambos lados, devemos prestar especial atenção aos espaços entre carros estacionados, normalmente indica-nos que existe um acesso de passagem para carros, como garagens, oficinas ou parques públicos. O mais recomendável é evitar circular junto aos veículos e se necessário manter a direcção na zona central.

 5. Quando um carro atinge um ciclista por trás
Situação:  Um carro circula no mesmo sentido que um ciclista e bate a bicicleta por trás.

Para evitar o acidente: Em certas ocasiões, resulta imprescindível antecipar-se aos movimentos de trajectória de um carro ou de uma bicicleta. Devemos sempre equipar-nos com roupa visível com motivos reflectores e utilizar luzes na nossa bicicleta se rodamos em horas de pouca ou nenhuma visibilidade. Devemos manter uma marcha previsível e em linha recta, sinalizando com o braço toda a mudança de direcção que efectuarmos. E devemos manter a pista ocupada, se a nossa segurança sentir-se comprometida por qualquer motivo.

1 comentário:

  1. Com a falta de civismo que há por aí acho muito pertinente este post. :)

    ResponderEliminar